Uma beleza imensurável, quantas e quantas histórias se passaram às suas margens. O olhar intrépido de quem o admira, passa de geração a geração. Que o diga minha netinha Michelly, meu sogro e minha sogra sendo flagrados em momento único na foto! Em seu período de cheia suas águas alcançam e tomam a avenida principal de Luiz Alves e acaba por chamar a atenção mesmo de quem já está acostumado a ver-lo assim e grande parte dos visitantes são de São Miguel do Araguaia que pela facilidade do acesso se deslocam por aproximadamente 45 quilômetros e apreciam o entardecer associado ao grande volume de água hora presente.
Tão logo o rio comece a baixar, surgem às pontas de praia e dar-se o início aos acampamentos, vários grupos de pessoas, unidos por laços familiares ou de amizade montam desde as barracas de palha a modernas barracas que mais se parecem com uma residência e em pouco espaço de tempo, já estarão centenas ou milhares delas espalhadas por toda parte, principalmente na Praia do Foguete. Quase sempre sua formação se faz de frente para o porto Luiz Alves e diariamente são centenas de canoas fazendo a travessia do porto até a praia, os cuidados com segurança a cada ano são melhorados e adequados aos padrões exigidos pela marinha, eventuais fiscalizações observam as condições de navegação das embarcações e quando necessário são impossibilitadas de navegar ate que se adéqüem às normas necessárias de segurança.
Muitos são os atrativos naturais, a presença do Tuiuiú ave de grande porte e de beleza rara tem o poder de parar quem por ele está passando e a possibilidade de observar-lo bem de perto chama a atenção de adultos e crianças, os botos também têm sua participação e é possível ver-los emergir e submergir em frações de segundos, mas, a impressão daquele momento permanece em nossa mente por muito tempo e ficamos esperando para ver onde eles aparecerão novamente, é realmente incrível! Os cardumes de diferentes qualidades de peixes se revezam na corrida rio acima e os pescadores ficam sempre atentos a noticia da localização e quando um descobre, a noticia se espalha e as canoas se multiplicam rumo ao cardume, uns para pescar e outros para vislumbrar o raro momento, tudo isto com o acompanhamento da AGENCIA AMBIENTAL e IBAMA com o objetivo de preservar e inibir a depredação.
Alem das belezas naturais, existe todo um trabalho na busca da melhoria na qualidade do atendimento aos visitantes que a Luiz Alves escolhe para o lazer e diversão, certamente que ainda estamos muito longe de alcançar a excelência, mas, muito se tem feito para reduzir o impacto causado por muitas vezes aparentemente não atender a todas as exigências as quais são pertinentes aos turistas, porém, fico a vontade para acreditar que “tudo, há seu tempo” estamos presenciando curso, como hospedagem ministrado na escola técnica, isto mostra o interesse em melhorar o atendimento, podemos também observar projetos já elaborados voltados para melhoria da orla de Porto Luiz Alves, uma obra com extensão de 1,5 quilômetros e um custo aproximado de 17,5 milhões. O objetivo principal do projeto é de proporcionar melhores condições de embarque e desembarque dos diversos tipos de barcos e lanchas no porto com maior segurança e certamente sem perder a sensação de liberdade da natureza que afinal é o que buscamos em nossas pescarias.
Poder admirar o Rio Araguaia e desfrutar de seus atrativos é como conquistar um troféu, uma sensação diferente, principalmente para quem o vê pela primeira vez e sempre que voltar o encontrará em uma paisagem diferente, o nível do rio, a posição das praias, o pôr-do-sol... Só mesmo conhecendo para realmente saber!
Nenhum comentário:
Postar um comentário